3º Tabelião de Notas de São Paulo

Get Adobe Flash player

Atendimento:
Telefone: (11) 3120-8600
Fax: (11) 3120-8624
Das 9h às 17h de segunda a sexta-feira

O QUE É CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Certificar significa atestar, afirmar a certeza de algo. A certificação seria um conjunto de processos e técnicas que dão maior segurança às comunicações e às transações eletrônicas. Sabendo que tantos essas comunicações como também as transações denotam a movimentação de informação de um ponto a outro e que tal informação está registrada num documento.

A certificação digital baseia-se na existência de um certificado digital que é um documento eletrônico com informações que identificam uma pessoa, uma máquina ou uma instituição. Essas informações seriam um nome, um número público exclusivo denominado chave pública e outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação. A chave pública serve para autenticar uma assinatura em documentos eletrônicos.

O Certificado Digital funciona como uma carteira de identidade virtual. Um documento eletrônico que contém dados do titular como nome, e-mail, CPF, dois números denominados chave pública e privada, além do nome e da assinatura da AC (Autoridade Certificadora) que o emitiu.

A Internet está alterando a maneira pela qual nos comunicamos e pagamos por serviços, acessamos as informações, pagamos e adquirimos mercadorias. Vários serviços financeiros como pagamentos de contas, corretagem, seguros, e home banking estão ou estarão disponíveis em larga escala na Internet.

Para que tais transações sejam efetuadas sem prejuízo para o consumidor e até mesmo do servidor, a criptografia na Internet se tornou mais que uma realidade e sim uma necessidade, sendo que a cada dia tenta-se implementar algoritmos cada vez mais poderosos e difíceis de serem decifrados por pessoas não autorizadas.

 

Veja também: